28 de jul. de 2008

pelo ACRE...



Sim, os Los Porongas passaram o mês de julho sem dar satisfação aqui no blog, rsrs. É que o Acre é assim, rapaz! Se quem náo é de lá quando vai pira, os que conhcem aquelas bandas quando voltam se "intertem" como se diz na cultura seringalesca.



Foi ótimo rever os amigos, a família e perceber o quanto as pessoas no Acre acreditam nesse sonho de música chamado Los Porongas. Nos contatos com a imprensa, em casa e mesmo na rua uma coisa foi comum a todos os porongas, o incentivo proveniente da fé das pessoas. E no Acre essa conversa de fé é forte. Pense na força!

A melhor maneira que tínhamos de retribuir isso, obviamente, era em cima do palco. Então depois de mais de 60 shows pelos palcos do país, lá fomos nós levar de volta, ao nascedouro, nossas canções e em meio aos shows, os encontros produtivos com quem realmente acredita que a arte É fundamental.


23/06 - Show da Hora - Mercado Velho



Voltar pra casa e tocar pra cerca de 5 mil pessoas é no mínimo desejável. O show foi um verdadeiro reencontro marcado pelo frio do tempo e pelo calor das pessoas. Depois de uma apresentação matadora da Filomedusa, nós subimos ao palco, ao anoitecer.


O motivo do show, a mudança do fuso no Acre, ainda é o tema de um debate pra lá de acalourado nas terras de Galvez. Difícil para quem está vivendo em São Paulo saber qual o impacto do adianto de uma hora no relógio.


Maná Iago, afilhado do João



Sinceramente não sei o que pensam as crianças que agora acordam no escuro pra ir à aula. Não sei também como uma alteração na vida de tantas pessoas é aprovada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo Presidente da República sem sequer uma consulta pública.

Como o Zen (Filomedusa) depois do show




Nem sei mesmo por que foi preciso tanta pressa do senador Tião Viana em aprovar esse projeto. O discurso oficial de conexão do Acre com o resto Brasil até fazia sentido, mas os bancos continuam fechando as duas horas da tarde!



Como diria um pensador acreano chamado Toinho Alves, os Los Porongas são Rock Arond the Clock! Seríamos? Sei do rock e que os relógios apesar de continuarem os mesmo não marcam mais a mesma hora de outrora, ainda que um certo ar de incomodação paire no ar.
Será que rola um plebiscito?



04/07 - Sexta Se Toca - DCE-UFAC

Voltar à UFAC é sempre ter acesso àquelas sessões de cinema mentais onde o filminho da sua vida passa em segundos. Foi lá que a primeira canção que fiz com João foi apresentada ao vivo, foi lá que a música me pegou de jeito, foi lá que a política a ciência e a filosofia começaram a se transformar em arte para não parar mais.

Noite com Nicles - numa pegada muito mais rock e decantando uma notável evolução musical -, Filomedusa e Los Porongas.





Kiurio Farias, Nicles - Poesia em esporro





Thiago Melo, Filomedusa - baquetas criativas em locomotiva

Era a primeira edição itnerante do projeto cultural Segunda se Toca, que tem se confirmado como um espaço da música alternativa e de outras manifestações artísticas em Rio Branco.



No início da primeira música, depois de um grito, fiquei completamente afônico. O show seguiu na força com vocais imprescindíveis: os do público e a voz do João. Foi emocionante ver as pessoas cantando naquelas condições. Mais emocionante ainda foi saber que já passava das 23h e ninguém arredou o pé. Aquele palquinho do DCE abrigou por volta de 400 pessoas realmente interessadas nos shows.



João guitarrando com Lucas

Noite boa pra UFAC que agora tem um DCE que tem como medidas prioritárias fechar a sala de sinuca e promover retiros espirituais. E a letargia reina pelos corredores.

12/07 - Los Porongas Convida - Teatrão



Voltar ao palco do teatrão, o mesmo em que lançamos o nosso disco era muito significativo. O show foi uma celebração à música, ao Acre e à amizade.


Teatrão lotado e no palco com Los Porongas, algumas das inúmeras pessoas que contribuíram com sua arte, sua mágica e sua amizade para o sonho que se faz ouvir nos palcos do Brasil.

Glauber: fã, amigo, ou guitar hero?




Glauber Jansen, o primeiro cara que se disse fã dos porongas e hoje é considerado um dos melhores guitarristas da nova safra de músicos do Acre, tocou as seis cordas eletrificadas enquanto em enquanto uns dormem, o João tocova piano; Aarão Prado assumiu os vocais em Como o Sol numa interpretação emocionante;


Edunira Assef cantou Come Together comigo e no improviso lembramos de Zé Alexandre, ativista homossexual que foi assassinado com requintes de crueldade há quase um mês em Rio Branco. Alguma coisa está realmente fora da ordem!


A novidade da noite foi quando Hermógenes, o ex-batera do grupo Capú subiu ao palco para realizar um sonho antigo, tocar junto com o anzol em duas baterias simultaneamente. Rolou bonito!



O show do Teatrão contou com patrocínio da Novesa Veículos, Sulatina Móveis, FAAO - Faculdade da Amazônia Ocidental, Trilha Ambiental; e apoio da Center Outdoor, Segunda se Toca, Coletivo Catraia e Governo do Estado.


Fica aqui também nosso agradecimento especial à Jackie Pinheiro, Thiago Ranzi, Diego gurgel, Camila Cabeça e todo mundo que pegou firme na produção!



Fotos de Renato Reis, Val Fernandes, Debora Mangrich e Diego Gurgel


As próximas datas do porongas são 17 de agosto, Rumos Itaú Cultural em São Paulo e 23 de agosto na Obra em BH. E o som segue alumiando o caminho.
diogo





















11 comentários:

Janu Schwab disse...

é isso ae gurizada! ;-)

abraços

Anônimo disse...

O ex-governador J.V., com seu trabalho, fez renascer no povo acreano aquele orgulho que outrora estava desaparecido em detrimento de uma época de verdadeiro marasmo político.
O que dizer então dos Los Porongas? tenho uma irmã que mora em São Paulo e enviei umas músicas da banda...ela me disse: "eles são daí mesmo?, é muito bom!!!"
Poesias que são músicas e músicas que são poesia...a cada show me emociono, vocês tocam com a alma, paixão, foram atrás de seu sonho e hoje estão subindo os degraus da fama.
Nunca percam o jeito humilde de ser.
O Acre se orgulha de vocês.

Um forte abraço...já estamos sentindo falta...

=)

Unknown disse...

Parabéns!

Anônimo disse...

AE!

tudomuitobom muitobonito.

só falta um show em Cuiabá!

Anônimo disse...

'Os shows aqui em Rio Branco foram maravilhosos, que saudade que tava de escutar vcs 'ao vivo'! Mto bom! Eu adoro de paixão a banda e desejo o sucesso q vcs merecem almejam!

=)

Anônimo disse...

POW!! MUITO MASSA VCS SÃO DE MAIS, FUI AO SHOW NO MERCADO E NO TEATRÃO, NOSSA, LEVEI AMIGOS NOS DOIS SHOWS, TODOS NOS ADORAMOS E CURTIMOS MUITO.
PARABÉNS!!!! VIVA LOS PORONGAS!!!!! \O/\O/\O/\O/\O/§§ROCK§§\O/\O/\O/\O/\O/
\O/\O/\O/\O/\100%/\O/\O/\O/\O/
\O/\O/\§§ACREANO§§/\O/
\O/\O/\O/
\O/

Lâmina da Lingua disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lâmina da Lingua disse...

Tava um tempo sem entrar aqui, pois não tava tendo nenhum post novo...
Mas que feliz eu fiquei ao ver esse "novo" post...
Primeiro: meus parabéns pela volta ao Acre... é muito bom ver uma banda ter O reconhecimento na sua própria terra... 5k pessoas é muito bom de ser ver num show...
Segundo: mais feliz ainda pois no dia 22 é meu aniversario e ter como presente um show dos Los Porongas em BH é muito muuuuito bom...
Como disse Thalles: Poesias que são músicas e músicas que são poesia... rumo a BH...
E espero que nessa nova descida pelo Brasil não seja 60 shows e sim 2x, 3x esse número...
Abraços...
(um cara muito feliz e que espera a oportunidade ver banda pessoalmente)

Solano Ferreira disse...

Fala galera do Norte!!!
Dá uma olhada no blog da Freak Brotherz!!! Algumas fotos da casa do Rock N Jipa!!!
Além das fotos tem vídeos, nosso cd e muitas lendas.
Abraço dos brotherz do Sul!!!
Solano Ferreira

http://freakbrotherz.wordpress.com/

Unknown disse...

olá porongas!
qto tempo!!! estou aqui na casa dos Marianos, com a Lan meio dormindo ao meu lado vendo as belas fotos (aliás, quem as bateu?) e os bons comentários do narrador.
poxa, o show de vcs foi sem dúvida memorável, que bom estar em casa não é mesmo?!
gde abraço e até +
robson

X-Filé disse...

Bom, primeiramente queria deixar registrados meus parabéns, meio que atrasado, mais ainda presente, pelo show inesquecível no Teatrão. Nunca tinha assistido a um show tão bem produzido e tão bem apresentado. Olha que já fui a inúmeros shows tanto no Acre como fora dele, porém nunca tinha assistido algo de tamanho bom senso.

Segundo, queria deixar registrada a satisfação maior pela obra prima que foi apresentada, em uma homenagem a todos os fãs que os acompanham desde o início. Claro que em se tratar de obra prima, só poderia estar falando da Velha e Conhecida Vovó Alice.

Pra finalizar, queria desejar sorte e muito mais sucesso a vocês. Espero ver vocês no Rock In Rio. hehehe Sonhar é viver.

Grande abraço.
Tiago D. Diel (Vulgo X-Filé)