7 de mai. de 2008

Tour Pão de Queijo





Bão d´mais da conta!! É o que os quatro porongas podem dizer sobre esse último final de semana, onde a música acreana passeou por Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia.
Na sexta-feira, embarcamos para BH, onde participaríamos mais uma vez do projeto Conexão Vivo, a convite dos irmãos do Falcatrua, excelente banda belorizontina. Logo na chegada, fomos ao restaurante Entrefolhas, um lugar especial, onde o rock´n roll domina em todos os pôsters na parede. Mais especial ainda é reencontrar Terence, James, Fredão, Fernanda e tantos outros mineiros gente boa.
Essa foi a última etapa do projeto, realizada no Parque Municipal da Cidade, um lugar maravilhoso e lotado de gente. Show bom, embora curto, mas delicioso de realizá-lo, ainda mais depois das portas abertas pelo excelente show do Falca. Demais a particpação do vocalista André em Come Together, como vcs podem conferir aí embaixo.



"Come Together", c/ André do Falcatrua





Amanhecer belorizontino



Ás 07:30 d0 sábado já partíamos para Uberaba, onde rolou o show na Expozebu, a feira agorpecuária da cidade. Após 8 horas de viagem, aportamos na rodoviária municipal, onde Letícia e Raquel, as incansáveis produtoras da cena alternativa uberabense nos esperavam. A Raquel estava responsável pela organização dos eventos culturais da feira, e conseguiu montar um grade de apresentações musicais bem legal, abrindo espaço para todos os estilos. A galera do Porcas Borboletas, por exemplo, havia se apresentado lá uns dois dias antes.
Fizemos uma breve visita ao local da feira, o parque se exposições ABCZ - Associação Brasileira de Criadores de Zebu. Durante o almoço no local, fomos "trovados" pela dupla de repentista 'Azulão do Norte e Bacuri', que entoaram versos improvisados na nossa mesa. Impressionados com o tamanho dos bois, fomos tirar as horas de sono atrasadas no hotel, voltando em seguida para o show. Tínhamos 1:3oh de show para fazer e caprichamos nos improvisos e nas versões. Rolou até nossa versão para O Homem Amarelo, que fazíamos anos que náo a tocávamos. O show foi bem legal, e o público presente, mesmo com o puta frio que fazia, pareceu curtir bastante. Fica aqui o nosso registro de parabéns a essas duas batalhadoras que aos poucos vêm conseguindo mostrar ao povo de Uberaba o que vem rolando na música alternativa e contemporânea do Brasil!!



"E o Acre vai virar pasto de boi!!"





Show em Uberaba



No dia seguinte partimos para Uberlândia, terra vermelha já bem conhecida por nós quatro. O Tales, produtor do Porcas e representante oficial da cena uberlandense, foi nos receber nas rodoviária e dali já fomos para a praça cental, onde rola o projeto 'Arte na Praça'. Fim de tarde de domingo, um clima muitro gostoso pairava sobre o lugar, como já havíamos experimentado antes na última edição do Festival Jambolada. Prá deixar tudo ainda mais prazeroso, Jair Rodrigues dava uma aula de vida musical no palco do projeto, deixando todos boquiabertos com tanto vigor e musicalidade. Entoou os clássicos da MPB que eternizou com sua voz e fechou a catarse com "Majestade o Sabiá", descendo na platéia e dividindo com todos o coro: "Ah!/ Tô indo agora pra um lugar todinho meu/Quero uma rede bem gostosa prá deitar". De arrepiar.
Terminado os shows na praça, fomos conhecer a sede do coletivo Goma, onde funciona a casa de shows e o escritório de funcionamento do coletivo. Ali faríamos o último show da Tour Pão de Queijo. O espaço é muito legal, com excelentes instalações e um baita escritório na parte de cima. Ali, a galera tem despejado muito suor para realizar os eventos, levando semanalmante bandas do Circuito Fora do Eixo e fortalecendo as bases da organização cultural coletiva de Uberlândia. Dava prá perceber na expressão dos membros do Goma a satisfação com os resultados de todo esse esforço. O show foi emocionante. A casa estava cheia, e ficamos impressionados com a quantidade de pessoas que sabiam nossas canções - todas as canções. Fizeram a gente tocar até as músicas que não vínhamos executando nos shows! Sentimo-nos como se estivéssemos em Rio Branco! Teve um cara, o Flávio, que havia confeccionado um camiseta para ele com a logo da banda, e isso me fez pensar muito sobre o quanto podemos alcançar fazendo música...sempre da maneira mais sincera possível.. Esse show coroou todo o arsenal de sensações positivas que tivemos nesse último final de semana, nos deixando mais do que certos que se há um caminho a ser seguido, é o da música feita com o coração.



"Enquanto Uns Dormem" na casa Goma - Uberlândia/MG


grande abraço a todos

João Eduardo e demais porongas