15 de fev. de 2006

Grito do Rock 4


Los Porongas toca no dia 25/02 às 23:00h.

Release



A banda Los Porongas teve início quando Diogo Soares (vocal) e João Eduardo (guitarra), já parceiros desde o Festival Universitário da Universidade Federal do Acre/2002, se uniram –se a Márcio Magrão (Baixo) e Jorge Anzol (Bateria), em maio de 2003.Com uma formação instrumental básica (baixo, bateria e guitarra) a banda faz a sua leitura do rock, unindo o som a letras que retratam o cotidiano amazônico (urbano e florestal) e o imaginário, forjando assim, uma linguagem própria que transcende os limites do regionalismo. Os Los Porongas ficaram conhecidos no circuito Acre-Rondônia pela sonoridade difícil de rotular, pelo zelo com a construção poética das músicas e pela preocupação em fortalecer a cena musical urbana da região.

A diversidade de influências musicais é essencial para a construção da sonoridade da banda. Beatles, Radiohead, Placebo, Otto, Ocean Colour Scene, Nirvana, Los Hermanos, The Smiths, Oasis, Stone Roses, Chico Science e Nação Zumbi são algumas das referências que compõem o universo musical dos Los Porongas.Com quase dois anos de estrada a banda já fez inúmeras apresentações em Rio Branco e conquista cada vez mais espaço na cena da cidade. No último Festival Universitário da Canção em 2003, inscreveu três músicas e classificou todas para a final, levando ainda o prêmio de melhor letra por uma das canções. Em outros estados, tocou no festival de praia em Boca do Acre (AM), em Porto Velho (RO) no Projeto Intercâmbio Cultural AC/RO (2003); em duas edições (2004 e 2005) do Rock’n Jipa - festival de rock em Ji-Paraná (RO); e nas duas últimas edições do Madeira Festival (2004 e 2005), onde obteve grande destaque, ocasião em que gravou o quadro “Banda Antes MTV”. No final de 2004, a banda organizou o Guerrilha Rock Festival, em Rio Branco, evento que reuniu grupos do Acre e de Rondônia, de várias vertentes do rock com trabalho autoral sólido. A partir daí as bandas rondonienses que participaram, incentivadas pela iniciativa, organizaram o Festival dos Beradeiros em Porto Velho (2005), onde os Los Porongas se apresentaram, encerrando o Festival.

Em novembro de 2005, esteve à frente, em parceria com o selo fonográfico acreano Catraia Records, na realização do Festival Varadouro, que Contou com 10 bandas, sendo 5 de Rio Branco, 3 de Rondônia, além da participação especial da banda mato-grossense Vanguart e do trio carioca Autoramas. O evento serviu como um marco na cena rock local, abrindo as portas para um nascente circuito cultural na Região Norte, tendo excelente repercussão nacional.

O primeiro CD da banda, Enquanto Uns Dormem, conta com 8 faixas e foi lançado em outubro de 2005, e recebeu a indicação primeira na lista dos 10 melhores EP´s do ano, segundo o site Senhor F.

No ar


O Blog dos Porongas tá no ar!